sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Especial - No Mario's Sky


Título: No Mario’s Sky
Gênero: Plataforma
Plataformas: PC
Desenvolvido pela ASMB, uma equipe com quatro desenvolvedores durante o Ludum Dare 36


Parece que mais uma vez uma princesa foi raptada, mas não temam, um comum e conhecido bigodudo de chapéu vermelho segue para a direita em direção a um castelo no qual pode estar a princesa ou alguma pista de seu desaparecimento.

O tiro, ou melhor, o pulo foi certo! Mas dessa vez há algo diferente, não há bandeira para retomar o território e aparentemente um súdito ou testemunha do caso lhe diz algo que lembra uma frase dita anteriormente em outras aventuras! Como assim, em outro planeta?

Seguindo as instruções você sobe a bordo de uma espaçonave em uma aventura totalmente inesperada!



Apresentação


No Mario’s Sky é um jogo de plataforma criado para PC e gerado proceduralmente numa inusitada mistura de Mario e No Man’s Sky. O jogo foi criado em 72 horas por uma equipe com quatro desenvolveres, a ASMB durante o trigésimo sexto Ludum Dare. O Ludum Dare é um game jam, ou seja, um evento onde vários desenvolvedores focam seus esforços em empurrar e inovar o desenvolvimento de games, o Ludum Dare ocorre a mais de 12 anos e mais informações e games desenvolvidos através do evento podem ser encontrados no site oficial, e o download de No Mario’s Sky pode ser feito nesse link, aproveite enquanto está no ar pois a Nintendo não costuma perdoar homenagens não autorizadas.


Graficos


O jogo tem visuais bastante fiéis as primeiras aventuras do bigodudo, mas é notável a grande diferença que denuncia que você já não esta mais na terra plana de Mario, é possível notar uma leve curvatura que sugere, pasmem! Você está em uma fase redonda. Essas fases são geradas proceduralmente, ou seja, criadas automaticamente pelo jogo, cada fase tenta resgatar a identidade dos lugares usualmente visitados pelo encanador. Os inimigos, no caso, as várias espécies de Goombas, são todos gerados proceduralmente também e com um visual familiar mas com pequenas anomalias, o que gera resultados bem interessantes como o Gumba Bieber ou o Bart Gumba.


Jogabilidade


A jogabilidade é simples como em qualquer jogo de plataforma oldschool. Você tem a habilidade de andar e pular, e usa o seu pulo para esmagar inimigos Goombas gerados automaticamente pelo jogo. Mas dessa vez você pode sair do planeta usando uma nave com um controle tão simples quanto a própria mecânica de um jogo de plataforma, onde o pulo passa a fazer o papel de acelerador e o movimento pelo espaço é livre guiado por um radar minimalista que detecta os infinitos mundos gerados proceduralmente.


Som


Os sons do jogos são simples e reaproveitados dos jogos Mario, e as musicas sofrem distorções e mudanças de tempo escolhidas randomicamente tentando capturar o estilo do mundo que você está visitando. No mais, o som é o praticamente o mesmo do Mario da terra plana.


Conclusão


No Mario’s Sky é um jogo simplista com a toda ideia sendo resumida no seu nome e diverte pela maluquice e Gumbas que tendem a nascerem como formas que desafiam o senso da zoeira que assim como o seu universo, não tem limites e nos coloca frente a frente com:


  • Os Jarjar Gumbas;
  • Os Gumbernauts;
  • Os Ciglumbas;


E os já citados, Bart Gumbas e Gumbas Bierbers. É tanta loucura que fico por aqui e como já dizia o Mario “para o alto e avante!”, ops não não...


Bem, abraços e até a próxima...



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[]s

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