Título: Alex Kidd in Miracle World
Gênero: Plataforma side-scrolling
Plataformas: Master System
Desenvolvido e publicado pela Sega em 1986
Há muitos séculos, no planeta Aries, viveu um garoto chamado Alex Kidd. Por sete anos ele viveu no Monte Eternal estudando Shellcore, uma antiga arte que que te torna forte o bastante para despedaçar rochas.
Um dia, quando ele estava deixando a montanha para ir para sua pátria espiritual, ele encontrou um velho moribundo que lhe disse enquanto agonizava que a pacífica cidade de Radaxian estava em grande perigo. Antes de seu último suspiro, o moribundo deu a Alex um pedaço de mapa e um medalhão feito de Sun Stone.
O que isso significa? A única forma de descobrir é viajar pelo Miracle World procurando por respostas.
Existem onze lugares diferentes no Miracle World através dos quais você deve guiar Alex. Cada local possui sua própria beleza e seus próprios desafios, esteja preparado para tudo.
Apresentação
Alex Kidd in The Miracle World é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Sega em 1986, com o objetivo de alavancar as vendas do Master System que não estavam nada boas no Japão e Estados Unidos, o jogo foi criado direto na placa do Master System 2, e vinha incluso na memória do console, podendo ser acessado quando não havia nenhum cartucho conectado, o jogo te coloca no controle de Alex Kidd que estava a anos estudando Shellcore no Monte Eternal e agora é capaz de canalizar sua força aumentando o seu punho e dar um soco que pode eliminar diversos inimigos em um único golpe e até mesmo quebrar algumas rochas.
Raptado muito pequeno e levado para longe da sua família, Alex não fazia ideia do seu passado e herança, no decorrer da história Alex descobre que na verdade pertence a família real de Radaxian, ele é filho do rei Thunder, irmão do príncipe Egle. A cidade de Radaxian corre grande perigo, ela está sendo invadida pelo Janken The Great que recebeu esse nome por ser mestre em Jan-Ken-Po e pelos seus seguidores Parplin, Chokkinna e Gooseka.
Cabe a Alex Kidd, mestre em Shellcore e membro da família real salvar a cidade de Radaxian e trazer de volta a paz para o Miracle World.
História
O jogo possui uma história que vai se desenvolvendo conforme você vai avançando pelo Miracle World, a história é contada através de conversas com NPCs (personagens não controlados) encontrados durante a aventura, eles vão dando sentido para o avançar de Alex, informando o que está acontecendo e o que já foi feito pelo Janken The Great, a história é dividida em missões, a primeira delas é resgatar o seu irmão aprisionado no castelo de Radaxian, que ao ser libertado da continuidade a história te incumbindo de mais tarefas.
Jogabilidade
Com uma jogabilidade ampla, Alex Kidd possuí diversos power-ups, veículos, mecânicas variadas e até mesmo um jogo dentro do jogo ondem você deve vencer inimigos jogando Jan-Ken-Po, aquele jogo com as mãos na disputa entre pedra, papel e tesoura.
Alex Kidd pode andar, socar, pular, nadar (inclusive com um controle dentro da água bem diferente de outros jogos, onde Alex sempre flutua para a superfície e você o controla para a direita e esquerda e pode mergulhar colocando o direcional para baixo o que te da bastante controle sobre o personagem dentro da água mas sem deixar de alterar a jogabilidade respeitando a mudança de ambiente).
Alex pode também controlar veículos no decorrer da aventura, ele tem a sua disposição:
- A moto Sukopako que é rápida e pode quebrar obstáculos e matar inimigos, mas é destruída ao contato com o solo irregular, líquido ou blocos indestrutíveis;
- O padalcoptero que voa de acordo com as pedaladas de Alex e pode atirar contra inimigos e blocos para abrir caminho, mas tome cuidado para não bater a hélice e destruír o seu pedalcoptero;
- E a lancha Suisui que pode além de transportar Alex sobre a superfície da água, pular e atirar, mas não colida com nada sólido ou você terá que seguir o seu caminho a nado.
Em Miracle World há diversos power-ups e itens que podem ser conseguidos quebrando caixas ou comprados nas lojas no inicio de cada fase com o dinheiro conseguido ao longo da aventura, enquanto atravessa o Miracle World a fim de salvar a cidade de Radaxian, Alex coleta sacos de dinheiro espalhados pelas fases ou escondidos dentro de blocos com o desenho de uma estrela, há dois tipos de sacos de dinheiro, o menor que acrescenta 10 moedas à sua conta e o maior que acrescenta 20 moedas.
Entre os itens disponíveis no jogo temos:
- A bola telepática que permite Alex enxergar o pensamento dos outros, ela usada no Jan-Ken-Po para antecipar a escolha dos adversários;
- O pó de teletransporte que torna Alex invisível por um curto intervalo, permitindo atravessar inimigos sem ser atingido;
- O bracelete do poder que faz os socos de Alex criarem ondas de choque destruidoras;
- O bastão de voar que aumenta a força psíquica de Alex permitindo ele levitar;
- A capsula mágica A que quando atirada no chão libera 8 ajudantes para combater os inimigos de Alex;
- A capsula mágica B que cria um escudo em volta do Alex protegendo-o dos inimigos;
- E o pequeno Alex Kidd que fornece ao Alex uma vida extra.
O jogo possuí um sistema de inventário para guardar os itens e usá-los quando desejado.
Além dos inimigos espalhados pelos mapas que podem matar Alex com apenas um golpe enviando o bom menino para o céu, há também armadilhas em blocos com caveiras encaixados no chão que ao serem tocados liberam a morte que passa a caçar o Alex enquanto ela estiver na sua visão, para escapar basta se mover rápido o bastante para tirá-la da tela, a morte pode aparecer também nos blocos com interrogação que aleatoriamente #sqn (pois respeitam uma ordem que pode ser decorada) escondem um bracelete do poder, ou um pequeno Alex Kidd ou como já dito a própria morte.
Atente também as caixas de cor rosa que funcionam como mecanismos para abrir passagens secretas.
Nos castelos são encontradas salas com armadilhas mortais que devem ser evitadas antes que você não tenha mais chance para escapar, os castelos trazem também uma jogabilidade mais livre com direito a um minimo back-track (voltar para salas já visitadas para fazer algo que não era possível fazer antes).
Gráficos
O Miracle World tem um mapa bem desenhado representando os 11 lugares existentes no jogo, você começa o jogo descendo o Monte Eternal e prossegue cruzando o Miracle World passando por paisagens como vilas, oceanos, cavernas e castelos. Cada lugar é feito com visuais únicos proporcionando a sensação de realmente estar se deslocando por um mundo não genérico e até certo ponto bem trabalhado.
Os veículos comportam perfeitamente o Alex Kidd, parecem de fato estarem sendo utilizados pelo herói, enquanto no pedalcoptero, por exemplo, você vê a animação de Alex pedalando para fazer as hélices girarem e o pedalcoptero subir.
Todas as fases são de dia e há apenas uma que tenta reproduzir um mudança climática com nuvens disparando raios, as cavernas tem visuais diferentes umas das outras como por exemplo a caverna no Monte Kave com deformações e estalactites, ou caverna submersa no Lake Fathom com caminhos feitos de pedras.
Os inimigos são variados mas todos inclusive os chefes morrem com a mesma animação de uma mini explosão em fumaça, as animações do jogo possuem poucos quadros com sprites com aspecto recortado e com movimentos simples, entre os inimigos temos os Monster Bird, os Monster Frog, os Scorpion, os Flying Fish, os Small Poisonous Fish, os Bats, os Monkey, os Killer Fish, os Sea Horse, o Octopus e o Janken the Great e os seus três comparsas, cada um dos seguidores do Janken the Great tem a cabeça no formato de uma mão simbolizando o Jan-Ken-Po sendo o Parplin o papel, a Chokkinna a tesoura e o Gooseka a pedra, nos primeiros confrontos as cabeças sevem como dicas para se dar bem no Jan-Ken-Po.
O jogo possui tesouros, alguns servem para conhecer a história como um todo enquanto outros são essenciais para completar a aventura como a pedra de Hirotta, apropósito, leia a pedra da direita para esquerda no melhor estilo japonês, #ficadica.
Som
O jogo possui bons sons no geral, e algumas musicas vão ficar para sempre na cabeça de quem se aventurou pelo Miracle World, como a musica tocada quando usamos um veículo que é bem agitada e anima o jogatina, tem também a musica que toca durante o Jan-Ken-Po que gera uma certa ansiedade e da uma pouco mais de animo para o jogo das mãos e a espetacular musica da água que da para ficar cantarolando sem cansar durante horas, e por algum motivo estranho, o bizarro som quando um chefe é derrotado e vira fumaça também fica na memória desde o primeiro momento que se ouve.
Veredito
Alex Kidd in The Miracle World é um ótimo jogo de plataforma, divertido e com motivos para jogar até o fim mais de uma vez garantindo um certo nível de replay. Com animações um pouco melhores, mais motivos para se usar os itens que o jogo oferece e uma movimentação mais consistente sem as estranhas acelerações de movimento ou mesmo enquanto pula, o que dificulta um pouco a jogabilidade mas acaba sendo superado com um pouco de prática, Alex Kidd seria um jogo redondo.
Merece 4.5 véias gamers
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[]s até a próxima
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