Título: Land of Illusion Starring Mickey Mouse
Gênero: Plataforma
Plataformas: Master System, Game Gear
Desenvolvido pelo Aspect Co. e distribuído pela Sega em 1992
“Uma tarde, Mickey caiu no sono enquanto lia um livro de conto de fadas.
Quando ele acordou, ele não estava mais em sua casa, e sim em uma vila estranha e sombria.
Nossa, parece realmente arrepiante por aqui.
Um maléfico fantasma roubou o cristal mágico que protegia todos na vila.
Junto com o cristal que se foi, a magia boa deste vale desapareceu.
E no seu lugar, a magia má mudou tudo. Agora, ao invés de ser um lugar de felicidade, o vale é cheio de melancolia. Você pode nos ajudar?
Humm, você disse… fantasma?
Sim um fantasma maléfico que vive em um castelo nas nuvens!
A boa princesa nas montanhas ao norte pode te falar o melhor caminho para chegar lá.
Então tá! Eu vou fazer o melhor que posso.”
Apresentação
Desenvolvido pelo estúdio Aspect Co. e distribuído pela Sega em 1992, Land of Illusion é o segundo jogo da série Illusion que começou com o Castle of Illusion, jogo que já foi analisado pelo Joguinhos da Véia.
Apesar de suceder o Castle of Illusion, Land of Illusion não é uma continuação direta do jogo. Nessa nova história, em um dia frio e chuvoso, Mickey estava relaxando com o seu livro favorito, Os Melhores Contos de Fadas do Mundo, quando de repente caiu no sono…
Agora Mickey deve enfrentar um maléfico fantasma e salvar a Ilha da Ilusão da tristeza e melancolia que paira sobre a ilha. O fantasma antagonista do jogo é o Rei de Chifres, personagem que anteriormente foi vilão no filme O Caldeirão Mágico de 1985.
Land of Illusion traz de volta elementos do Castle of Illusion do Master System, que é um port da versão de Game Gear, ele tem a mesma história que a versão do Mega Drive, mas se diferencia na jogabilidade e progressão. Assim como no Castle of Illusion do Master System, Mickey pode levantar objetos e arremessá-los, e conta com um hub para acessar as fases e avançar no jogo.
Jogabilidade
No Land of Illusion você navega através de um mapa para alcançar as fases, mesmo com a progressão linear você tem a opção de voltar em algumas fases para alcançar novas áreas conforme o Mickey ganha novas habilidades.
Além de levantar e arremessar objetos, o Mickey conta com itens que lhe dão habilidades permanentes e podem ser vistos no mapa do jogo:
- A flauta permite voltar ao mapa da ilha e revisitar algumas áreas já exploradas;
- A poção do encolhimento concede a habilidade de mudar o tamanho do Mickey;
- A corda, é usada para escalar paredes inacessíveis sem ela;
- E as botas mágicas que fazem com que o Mickey ande sobre as nuvens sem cair.
O feijão serve para ser plantado e não concede nenhuma habilidade especial para o Mickey.
Assim como no Castle of Illusion o Mickey pode receber alguns golpes antes de perder uma vida, e pelo jogo existem estrelas espalhadas que aumentam o número de golpes que o ratinho pode receber, cada estrela concede mais uma estrela de energia para o Mickey, podendo chegar a 5 no total, ao conseguir 5, cada vez que encontrar uma nova estrela toda a energia é reabastecida e o Mickey ganha uma vida extra.
Os comandos do jogo são muito precisos, o Mickey pode nadar, pular, subir escadas, carregar objetos para criar plataformas e ativar dispositivos ou arremessá-los para atingir inimigos, e assim como o seu antecessor, o jogo possui um level design espetacular, as fases exigem que você use todos movimentos do Mickey, e variam em ritmo de uma para a outra, sendo algumas mais cadenciadas como a Mini Caverna por exemplo, e outras mais dinâmicas como o Palácio em Ruínas.
Algumas fases contam com chefes e cada um deles tem sua própria mecânica e exigem reconhecer os padrões de ataques e momentos de vulnerabilidade, entre os chefes enfrentamos:
- Um dragão;
- Um fantasma, ou alguém fingindo ser um;
- Um baralho maluco;
- Uma pedra viva;
- Uma cobra;
- Um caranguejo;
- E o próprio fantasma maléfico do Rei de Chifres.
Gráficos
Visualmente Land of Illusion é um jogo muito polido com cenários diversificados, sprites grandes e bem desenhados e animações muito bem feitas e variadas. Por se tratar de um jogo de 1992 para o Master System que já estava a quase 7 anos no mercado, Land of Illusion usa e abusa dos recursos do console que já era bem conhecido pelos desenvolvedores a essa altura.
Através do mapa do jogo que é bem desenhado e vai sofrendo pequenas alterações ao decorrer da aventura, você tem acesso a fases muito bonitas e bem construídas:
- Existe floresta;
- Lago;
- Castelos;
- Caverna;
- Jardim;
- Palácios;
- Deserto;
- Castelos nas nuvens;
- E até um pé de feijão.
As animações são ótimas, tanto dos inimigos quanto do Mickey, por exemplo quando o ele se segura em uma parede para escalar, ou quando tenta se segurar em uma escada ao ser arrastado por um tufão.
Som
As músicas são ótimas, o jogo possui efeitos sonoros simples, o que é compreensível dado as limitações dos 8bits, de qualquer modo os efeitos sonoros são bem utilizados, cada música reflete muito bem o ambiente em que ela é tocada, ouça por exemplo o tema do Palácio em Ruínas.
Extra
Mesmo sendo um jogo consideravelmente grande com suas 14 fases e bem variado, Land of Illusion não possui muitos segredos, mas ao coletar todas as estrelas de energia você ganha um bônus de pontuação.
Conclusão
Land of Illusion é um ótimo jogo, ele melhora tudo que foi iniciado no Castle of Illusion e só seria melhor se fosse lançado no 16bits da Sega.
Merece 5 véias gamers
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[]s até a próxima
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