Título: Donkey Kong
Gênero: Plataforma
Plataformas: Arcade e portados para várias plataformas incluído mini-game
Desenvolvido e publicado pela Nintendo em 1981
Donkey Kong é um jogo de plataforma originalmente desenvolvido para Arcade pela Nintendo P&D1 e publicado pela Nintendo em 1981, o game foi desenvolvido como uma tentativa da Nintendo de ingressar no mercado norte americano após algumas investidas frustadas. O jogo foi desenvolvido modificando o Arcade Radar Scope, o qual não foi tão bem aceito na américa do norte e acabou deixando a Nintendo com várias máquinas já fabricadas encalhadas.
Donkey Kong marca a estreia de Shigeru Miyamoto como game designer lenda.
Inspirado por obras como Popeye, A Bela e a Fera e King Kong, originalmente o enredo do jogo tratava de um triangulo amoroso estrelando os conhecidos personagens Popeye, Brutus e Olívia, mas devido a Nintendo não ter conseguido os direitos para adaptar Popeye, os personagens foram substituídos pelo carpinteiro Jumpman (Ô Mário), o gorila Donkey Kong inspirado no famoso gorila dos cinemas King Kong e a donzela em apuros Pauline amor platônico do gorila (exatamente, não era a Peach).
O jogo é um marco por utilizar cenas cortes para avançar a história sendo considerado o primeiro video-game ao contar uma história enquanto o jogador progride, e um dos primeiros a possuir mudanças de fases alterando tanto as mecânicas do jogo quanto os visuais e level design não se limitando apenas a mudanças na velocidade ou de números de inimigos e obstacúlos.
O jogo fez tanto sucesso que a produtora de filmes Universal tentou sem sucesso processar a Nintendo alegando que o Donkey Kong violava a marca registrada de King Kong o filme.
Apresentação
Donkey Kong possui animações variadas que expressam emoções e personalidade dos personges, como a Pauline pedindo socorro para o seu heroi, o Mário tendo o coração partido ao ver a donzela sendo raptada ou o Donkey Kong rindo após raptar a Pauline e dificultar o resgate da donzela.
Jogabilidade
A jogabilidade é fluída e dinâmica, o Mário tem a habilidade de pular e se movimentar livremente pelo cenário podendo avançar, voltar, subir escadas, coletar itens que dão pontos extras, evitar ou até mesmo eliminar inimigos e os barris arremessados pelo Donkey Kong. Para lidar com os inimigos e obstáculos o Mário pode desviar usando as escadas ou pulando eles, e também pode destruí-los utilizando o martelo que aparece em lugares pré-determinados das fases e permite por algum tempo esmagar os inimigos e barris ganhando mais pontos do que se ganha ao saltar, enquanto carrega o martelo o Mário não pode pular ou usar escadas.
Há também um contador que limita a sua permanência na fase, ele inicia no primeiro nível de dificuldade em 5000, que são convertidos em pontos de bônus adicionados no seu placar ao completar a fase e vai perdendo 100 pontos a cada um segundo e meio aproximadamente, se esse contador zerar você perde uma vida e inicia a fase novamente.
O jogo possuí 4 fases, cada uma representando 25 metros de altura na construção, a cada 25 metros ao alcançar a donzela o gorila a sequestra novamente partindo o coração do Jumpman, e ao completar o jogo salvando definitivamente a Pauline á 100 metros de altura, o jogo se reinicia a partir da primeira fase aumentando o nível de dificuldade, os obstáculos ficam mais rápidos e numerosos e também alteram padrões como barris sendo arremessados na diagonal pelo Donkey Kong.
Cada fase possuí características distintas:
- Na primeira fase o objetivo é evitar os obstáculos avançando sobre as plataformas até alcançar a Pauline;
- Na segunda fase além de subir em resgate a donzela você deve se movimentar sobre esteiras desviando dos materiais sendo enviado para o fogo enquanto coleta itens que dão pontos extras;
- Na terceira fase há elevadores e lacunas nas estruturas da construção e para avançar você deve saltar de uma plataforma para outra além de tomar cuidado com as peças saltitantes que podem te atingir
- Para completar a quarta fase você deve remover todos os oito rebites derrubando o Donkey Kong e salvando definitivamente a Pauline.
Completar o jogo e conseguir pontuações altas exige paciência, reflexo e tempo de ação, os comandos são precisos e as respostas são imediatas, normalmente quando você morre é porque você falhou na hora de pular ou se movimentar, raros momentos os desafios se juntam em formas impossíveis de você se salvar e mesmo quando isso acontece normalmente é porque você deixou acumular inimigos ou não antecipou o conjunto de barris vindo em sua direção.
Gráficos
Como dito anteriormente as animações do jogo são muito boas e os personagens são desenhados com um visual cartunesco devido a limitações técnicas misturado ao desejo de Shiguero Miyamoto de colocar no jogo personagens carismáticos e únicos, Donkey Kong possuí visuais cativantes e identidade.
Não há dúvidas que o Donkey Kong é um gorilão ou que a Pauline é uma donzela em um vestido com cabelos ao ventos e calçando salto altos.
Para cada limitação encontrada foi criado uma solução que atendesse o resultado esperado para a criação de Shiguero como no caso do bigode do Mário que é resultado da necessidade de desenhar um rosto para o personagem, mas devido a baixa quantidade de pixels não era possível representar uma boca, logo um bigode foi feito deixando a entender que ali havia uma boca escondida, ou o chapéu do Mário que só existe porque não foi possível representar o cabelo de forma satisfatória, mesmo o porte físico do encanado que naquela época ainda era carpinteiro é como é pois era a forma mais simples para animar o personagem.
Som
O som de Donkey Kong é muito bom, há musica de abertura, musicas de fases, e cada objeto e interação no jogo possuem sons únicos, a musica se altera quando o Mário estar portando o martelo, a cada fase completada há musica de celebração e interrupção da mesmo com o som alarmante do Donkey Kong raptando novamente a Pauline, na ultima fase a musica é tensa dando o sentimento que você está a caminho de concluir a história.
Veredito
Donkey Kong é um jogo divertido, desafiador e cativante onde a única coisa que conta para se divertir e fazer o seu placar alto nas várias tentativas de resgatar a donzela é a sua habilidade e reflexo.
Merece 5 véias gamers
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[]s até a próxima
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